Eu não tenho dinheiro.
Essa talvez seja uma das frases mais usadas por mães e pais quando não querem comprar algo para as crianças “não, hoje eu não tenho dinheiro”.
Embora seja perfeitamente normal, aceitável e esperado negar muitos pedidos, os motivos precisam ser claros e verdadeiros. Se você realmente não tem possibilidade naquele momento, tudo bem.
Usar essa frase e, em seguida, passar um monte de coisas no caixa do supermercado, pagar e ir embora passa uma mensagem confusa.
Eu sei que a sua escolha em comprar arroz, salada e carne e não comprar um pacote de salgadinho está ancorada em uma série de motivos válidos. Isso parece óbvio para os adultos, mas nem sempre as crianças vão entender a complexidade da situação.
Crianças pequenas podem ter a sensação de que estamos falando uma mentira. Por isso, seja claro. Nosso trabalho é aos poucos mostrar que existe um planejamento e que ele é importante.
Eventualmente crianças vão fazer birra, mas isso não deve fazer você mudar suas prioridades nem sua opinião do que é melhor para seus filhos.
Use sempre palavras como: orçamento, planejamento e prioridades. Cada família está vivendo um momento financeiro distinto e todos podem estar envolvidos nos desafios e alegrias que isso traz.
Escolhas têm consequências e cada compra pode afetar outras decisões de consumo mais à frente. Cabe aos adultos estabelecer as prioridades.
Talvez você até tenha dinheiro para comprar um novo tênis. Porém essa compra representaria uma renúncia mais à frente impossibilitando uma ida ao restaurante no final de semana por exemplo.
Outras famílias possuem recursos para atender aos desejos dos seus filhos, cumprir suas obrigações financeiras e ainda assim poupar. Se esse for o caso, que coisa maravilhosa!
Mais um motivo para você explicar a real razão por não querer comprar algo ao invés de simplesmente dizer “não tenho dinheiro”.
Use frases como:
1- “Se eu comprar pipoca hoje, não vamos pedir comida no jantar. Vamos preparar algo em casa. O Papai e a Mamãe acham que gastar muito dinheiro com alimentação pronta fora de casa não é bom para nosso planejamento nem é saudável para nós.”
2- “Não vamos comprar esse brinquedo porque não é uma data especial como aniversário, natal, etc. Na nossa família achamos importante não acumular coisas demais, usar aquilo que temos com criatividade e reservar presentes para datas especiais.”
3- “Podemos escolher entre uma viagem ou uma festa, o que acha que seria mais interessante?”
Ofereça alternativas para minimizar birras como colocar o brinquedo em uma lista de desejos, criar uma rotina para “o dia da pizza” (talvez uma vez por semana?), ou qualquer outro evento que faça sentido para sua família.
Convide todos para essa discussão, mesmo sem envolver valores específicos se assim preferir. Outras pessoas que participam do dia a dia dos seus filhos também podem ser envolvidas nesse planejamento se for o caso.
Para aqueles com crianças menores (até 12 anos mais ou menos) ajude-os a organizar seu dinheiro em potes/envelopes (como já falamos no post “Sempre penso na frase de Karen Lamb “Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje”.).
Para os adolescentes é muito interessante ajudá-los e incentivá-los a ter o próprio orçamento. Uma folha de papel basta (como o exemplo de Dave Ramsey, link abaixo). Uma folha de caderno basta para escrever suas entradas e saídas de dinheiro, assim como especificar uma quantia para poupar e doar.
Esse planejamento deve ser feito com recorrência para ter efeito. Imagine que alegria quando eles forem morar sozinhos já saberem usar essa ferramenta tão poderosa!
“O orçamento não é apenas uma coleção de números, mas uma expressão de nossos valores e aspirações” Jacob J. Lew.
Até a próxima!
Olívia
Se você quiser me mandar uma pergunta, ou sugerir algum tema, envie sua mensagem para olivia.financas@yahoo.com
Links adicionais:
- Folha para orçamento básico de Dave Ramsey, disponível em: https://cdn.ramseysolutions.net/media/b2b/wellness/smart_dollar/app/downloads/default/quick-start-budget-form.pdf?_gl=1*1kwynvd*_gcl_au*MTMyNTQwOTk3OC4xNzI0OTY0ODU2*FPAU*MTM5NjAxMjEzNi4xNzI0OTY0ODU2*_ga*MjAyNDI2MjIzMC4xNzI0OTY0ODU0*_ga_02SXDH1H96*MTcyNDk2NDg1NC4xLjEuMTcyNDk2NDkyNS4wLjAuMTk0MTY5ODIwOQ